Blog
  • Página Inicial
13
06
2016

Festa Junina Light: 5 receitinhas para você aproveitar sem culpa!

Por: Nad'arte 0

Finalmente a época mais esperada do ano chegou! Se você também é desses que só de ouvir falar em festa junina já se lembra de todas as guloseimas que vai encontrar por lá, então preste atenção nesse post.

Vamos começar falando a verdade, né? Festa junina sem pamonha, pipoca, paçoca, canjica e todas as outras delícias não tem a menor graça! Entretanto, para quem está de dieta ou procura seguir uma alimentação mais saudável toda essa comilança pode virar um martírio.

Mas nem tudo está perdido! Pensando nisso, selecionamos 5 saborosas receitas lights para você curtir a melhor época do ano, sem sair da dieta e ficar com peso na consciência depois. Confira!

Curau sem lactose                                                                           

9 espigas de milho (2 kg)
1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
½  xícara (chá) de leite de soja integral em pó (65 g)dissolvido em 500ml de água
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo

Retire os grãos de milho da espiga com uma faca e bata-os no liquidificador junto com 500 ml de água, utilizando a tecla ‘pulsar’. Passe pela peneira, apertando bem com uma colher para retirar todo o suco. Coloque o suco de milho em uma panela, junte o açúcar e o leite de soja e pó e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 25 minutos ou até engrossar.

Despeje em pequenas tigelas, deixe esfriar e polvilhe açúcar e canela.

Canjica light com canela

Canjica light feita com adoçante e leite de coco

Ingredientes
2 xícaras (chá) de milho para canjica
6 cravos-da-índia
3 canelas em pau
1/2 litro de água
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1 vidro de leite de coco light
1 colher (sopa) de margarina light
3 col. (sopa) de adoçante culinário

Modo de preparo
Deixe o milho da canjica de molho em água de um dia para o outro. Escorra, coloque-o em uma panela e junte a canela em pau, o cravo, a água, o leite, o leite de coco e a margarina. Misture bem. Cozinhe em fogo baixo até o caldo engrossar e o milho ficar macio. Quando estiver quase no ponto, junte o adoçante e misture. Sirva com canela em pó.

* A porção tem apenas 190 calorias

Paçoca Diet

Ingredientes

2 xícaras (chá) de amendoim torrado e sem pele
½ xícara (chá) de leite em pó
3 ½ colheres (sopa) de adoçante culinário
5 colheres (sopa) de leite desnatado (75 ml)

Modo de preparo

Bata o amendoim junto com o leite em pó e o adoçante no processador, até obter uma farofa fina. Passe para uma tigela e acrescente o leite aos poucos, misturando com uma colher, até obter uma massa úmida (se atingir esse ponto antes que o leite acabe, não é necessário acrescentar o resto). Forre uma vasilha retangular pequena (18 x 28 cm) com papel-filme e despeje a massa. Pressione-a sobre o refratário com as costas de uma colher até ficar bem compacta. Cubra com mais papel-filme e espere cerca de 1 hora antes de cortar. Retire o filme plástico e corte a massa em quadradinhos ou em losangos, com uma faca ou cortador. Guarde em refratário fechado.

Rendimento: 30 unidades (12 g cada)

Pipoca doce sem açúcar

Ingredientes

1 xícara (chá) de milho de pipoca

1 xícara (chá) de frutose

3 colheres (sopa) de achocolatado diet

5 colheres (sopa) de água

4 colheres (sopa) de óleo de soja

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque o óleo, o milho de pipoca, tampe e deixe estourar. Reserve. Em outra panela grande, adicione a frutose, a água, o achocolatado, misture bem e deixe ferver até borbulhar. Adicione as pipocas reservadas, misturando bem por aproximadamente 1 minuto em fogo baixo. Desligue o fogo e continue mexendo até que fiquem uniformes.

Rendimento = 12 porções

Pamonha de forno light

Ingredientes

6 ovos

1 colher (sopa) de açúcar light

1 embalagem de leite condensado light

600g de milho verde

1 embalagem de leite de coco light

25g de queijo ralado tipo parmesão

Suco de 1 limão

Modo de Preparo

Prepare o leite condensado conforme as instruções da embalagem. Em seguida acrescente o restante dos ingredientes e bata até homogenizar, despeje em uma forma retangular de 35x25cm, untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

Receitas na mão, agora já pode começar o arraiá!

Depois conta pra gente como ficou!

Equipe Nad’arte

 

Autor: Nad'arte

Comentário
0

Título