Blog
  • Página Inicial
06
05
2016

Os segredos para uma vida longa e saudável

Por: Nad'arte 0

Sabemos que com o passar dos anos, algumas mudanças no nosso corpo são inevitáveis. Mas isso não precisa significar uma vida sem qualidade. Com algumas mudanças no seu estilo de vida é possível entrar na terceira idade com muita saúde e disposição.

Hábitos como implementar uma dieta balanceada e ser uma pessoa ativa são alguns dos segredos para a longevidade. Confira no post mais alguns hábitos que valem o seu investimento desde já!

Dormir bem

Um sono de boa qualidade é essencial para acordamos tranquilos e sem estresse. Estudos afirmam que dormir mal com frequência afeta negativamente as funções metabólicas, endócrinas e neurológicas. Ou seja, provoca um sério desequilíbrio no organismo. Em média o nosso corpo necessita de 7 a 8 horas de sono por noite.

Dieta balanceada

O tempo passa e o organismo já não é o mesmo de alguns anos atrás. O ideal é manter uma dieta balanceada com todos os nutrientes (o equilíbrio é fundamental) e alimentar-se a cada 3 horas. Priorize alimentos mais leves e nutritivos como proteína magra, frutas e hortaliças, grãos integrais, cereais. Por outro lado, evite o consumo de gorduras, frituras, salgadinhos, biscoitos e alimentos ricos em açúcar e sódio.

Atividade física regular

O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. E uma das causas desses números é o sedentarismo. Mais do que uma questão de estética, praticar uma atividade física regularmente é uma necessidade e, claro, uma questão de saúde.

Hoje, a possibilidade de atividades e exercícios é muito grande. Portanto, não há desculpas para não se exercitar. Faça uma avaliação com um profissional antes de começar e escolha uma atividade que mais se adeque ao seu estilo de vida.

A atividade física proporciona o fortalecimento muscular e das funções cardiorrespiratórias, melhora a coordenação motora, agilidade, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento físico e ainda auxilia no aumento da autoestima. Itens essenciais para quem busca a longevidade com saúde.

Envolvimento social também é um hábito saudável

Ser socialmente ativo, manter contato com a família e amigos faz muito bem pra a nossa saúde mental e consequentemente física também. Lembre-se que as mudanças começam de dentro pra fora. Quando você prioriza o cuidado com o seu corpo ele também retribui.

Manter hábitos saudáveis como uma boa alimentação, prática de atividade física regular, sono tranquilo e uma vida social ativa podem te ajudar a viver com mais qualidade e porque não prolongar a vida com bastante saúde?

Autor: Nad'arte

Comentário
0

Título