Blog
  • Página Inicial
13
05
2016

Avaliação física, não fuja!

Por: Nad'arte 0

Você já se perguntou qual a real importância de realizar a avaliação física?

A avaliação física, apesar de parecer apenas uma parte do processo para entrar na academia, é um procedimento técnico indispensável para quem deseja iniciar o programa de atividade física de forma segura, saudável e inteligente.

Cada pessoa possui estatura, peso, composição corporal, condição física, objetivos e expectativas diferentes. Tudo isso deve ser levado em conta na montagem do programa de atividades, para que assim, você conquiste seus objetivos.

Por isso, neste post destacamos alguns motivos para que você não pule a avaliação físicas. Confira!

Coleta de dados para as próximas reavaliações

Durante a avaliação física, são coletados dados e informações sobre cada aluno que serão utilizados posteriormente como parâmetro de avaliação.

Dessa forma, é possível monitorar o seu desempenho e adaptar o programa de treinamento conforme os resultados.

Identifica riscos significativos

Fazer exercícios físicos sem a realização de uma avaliação física é como tomar medicação sem realizar exames diagnósticos que identifiquem o que o paciente tem e qual o tipo de tratamento adequado, ou seja, os resultados nunca serão satisfatórios e poderá ocasionar riscos à saúde.

Durante a avaliação é possível identificar possíveis problemas posturais, neuromusculares, metabólicos e cardíacos. Esses dados têm influência direta na prescrição do seu treino, além de auxiliar no controle da sua saúde. A avaliação física é sinônimo de segurança e bons resultados.

Treino direcionado

Outro grande benefício da avaliação é a possibilidade da prescrição de um treino mais direcionado e personalizado de acordo com a sua evolução e objetivos. Auxiliando assim, no estabelecimento de novas metas e na obtenção de melhores resultados.

Lembrando que as avaliações devem ser realizadas a cada fim de ciclo de treinamento (6 a 8 semanas) para que haja o redirecionamento e adequações da prescrição do seu treinamento. Por isso, não deixe de realizar a sua avaliação física, com certeza você avançará muito mais rápido e com mais segurança e resultados.

Autor: Nad'arte

Comentário
0

Título