Blog
  • Página Inicial
19
05
2016

Alimento Orgânicos: 5 razões para aderir

Por: Nad'arte 0

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam à qualidade do alimento.

Desta forma, não são usados agrotóxicos como fertilizantes químicos, aditivos sintéticos, drogas veterinárias (hormônios de crescimento), sementes transgênicas e nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores e de impacto a natureza.

Principais benefícios

  • São mais saborosos e possuem maior teor de nutrientes

Os alimentos são mais saudáveis e saborosos, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos.

  • Redução da poluição ambiental

Devido ao uso de produtos químicos que são extremamente prejudiciais, a agricultura convencional pode poluir o solo de cultivo dos alimentos. E mais: os agrotóxicos e fertilizantes são levados pela água da chuva e ventos para as regiões mais próximas, contaminando tanto o local de cultivo como os distantes também.

  • Incentiva os produtores menores

A agricultura orgânica contribui na melhoria das condições de vida socioeconômicas das comunidades rurais. Cultivos orgânicos necessitam de mais mão de obra, gerando emprego e renda aos que vivem longe das cidades.

Além disso, ao consumir alimentos orgânicos ajudamos também a frear o envenenamento por agrotóxicos, situação que vitima cerca de um milhão de agricultores no mundo inteiro.

  • Auxilia na prevenção de doenças

Hoje há muitos estudos que relacionam o consumo excessivo de agrotóxicos com doenças (alguns tipos de câncer, Parkinson, alergias, doenças neurológicas e respiratórias). Por isso, é importante ficar atento á procedência dos alimentos que você consome diariamente, principalmente verduras/legumes/hortaliças e frutas.

  • Preserva a Biodiversidade e ajuda na manutenção do equilíbrio ambiental

A agricultura orgânica preserva sementes por muitos anos e impede o desaparecimento de numerosas espécies, incentivando as culturas mistas e fortalecendo o ecossistema. Assim, a fauna permanece em equilíbrio e todos os seres permanecem em harmonia, graças à não utilização de agrotóxicos.

Podemos citar uma única desvantagem dos alimentos orgânicos: o preço. Sem dúvidas, manter uma alimentação orgânica não é muito barato. O principal motivo desses alimentos serem mais caros do que os convencionais, é que o seu custo de produção é mais caro e possuem tempo de colheita mais demorado do que os plantados com produtos químicos, responsáveis por agilizar o seu crescimento e a combater as pragas. Além de a produção ser em menor escala.

Entretanto, para quem não quer/pode gastar com alimentos orgânicos, uma alternativa para consumir alimentos com qualidade é cultivar a sua própria horta. Assim, você estará produzindo seu próprio alimento orgânico por um preço menor.

Outra solução é procurar uma feira orgânica ou feira verde em seu bairro, já que, normalmente são mais baratas que nos supermercados.

Gostou do post? Compartilhe nas suas redes sociais!

 

Autor: Nad'arte

Comentário
0

Título