Blog
  • Página Inicial
27
04
2016

Por que substituir o arroz branco pelo integral?

Por: Nad'arte 0

Consumimos diariamente inúmeros carboidratos como: arroz, macarrão, farinha, pães, biscoitos, entre outros. Porém o consumo em grande quantidade desses alimentos produz alguns resultados indesejados, como por exemplo, o excesso de peso.

Para quem deseja diminuir o peso e está em busca de uma alimentação saudável, uma boa opção recomendada pelos nutricionistas e profissionais da saúde em geral, é a substituição do arroz branco pelo integral.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, o consumo de 28 gramas por dia de grãos integrais, como o arroz integral, traz diversos benefícios para o organismo como a redução do risco de desenvolver doenças do coração.

Basicamente o que diferencia o arroz integral do arroz branco é o processo de refinamento. Apesar do processo de refino deixar o arroz com uma aparência mais agradável, ele destrói a maior parte dos nutrientes. Justamente por isso se faz muito importante o consumo destes de forma integral, pois não passam por esse processo. O que acaba tornando-o mais nutritivo e saudável que o arroz branco.

O arroz integral por não conter glúten, nos dá sensação saciedade por mais tempo, facilitando a digestão, já que, é rico em fibras, minerais (potássio, ferro e fósforo) e vitaminas (tiamina B1, riboflavina B2 e niacina B3).

Ideal para a perda de peso

As fibras do arroz integral proporcionam a sensação de saciedade com uma porção menor de comida, e a sensação de ‘’estômago cheio’’ acaba durando mais tempo. O que naturalmente auxilia na hora de perder alguns quilinhos.

Os benefícios do arroz integral vão muito mais além do que, simplesmente, a perda de peso. O alimento também é capaz de reduzir a absorção de gordura alimentar, combater o colesterol e de controlar os níveis de açúcar no sangue.

Rico em antioxidantes

Além disso, ele é rico em compostos fenólicos e antioxidantes, sendo ótimo para prevenir inflamações e doenças graves como o câncer. As fibras do arroz integral também ajudam a melhorar o funcionamento do intestino.

Portanto, trocar o bom e velho arroz branco pelo integral, além de ajudar a perder alguns quilinhos, também irá favorecer sua saúde intestinal e cardíaca.

 

Autor: Nad'arte

Comentário
0

Título