Blog
  • Página Inicial
14
04
2016

Gorduras boas: Verdade ou Mito?

Por: Nad'arte 0

Quando pensamos em gordura temos a tendência de acreditar que todo o tipo de gordura é prejudicial para o nosso organismo, mas isso não é totalmente verdade. A gordura é uma substância extremamente importante para o nosso corpo e exerce diversas funções como fornecimento de energia, manutenção da temperatura corporal adequada, auxílio na produção de hormônios, além de contribuir para a saúde de órgãos como cérebro e coração.

Entretanto, é preciso tomar um cuidado especial em relação à quantidade e o tipo de gordura que consumimos, já que, existem as gorduras que são boas e as ruins para a saúde.

Gorduras Ruins X Gorduras Boas

As gorduras saturadas e a trans são as prejudiciais para o organismo, e é preciso prestar muita atenção no consumo exagerado delas no nosso dia-a-dia, devido ao fato de que podem causar problemas de saúde como o entupimento das artérias, aumento do colesterol ruim (LDL), além de diminuir o colesterol benéfico á sua saúde (HDL). Esses efeitos aumentam as chances do desenvolvimento do AVC, ataque cardíaco e problemas relacionados ao coração.

Geralmente as gorduras saturadas são encontradas em manteigas, carnes gordurosas, leite integral e queijos. Já as gorduras trans, em produtos de panificação e em alguns tipos de biscoitos recheados.

Por outro lado, as gorduras insaturadas são as chamadas ‘’gorduras boas’’ e que podem ser dividas em dois tipos: Monoinsaturadas e Poliinsaturadas que incluem os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6: Elementos que ajudam a diminuir as chances de surgimento de doenças cardiovasculares e a regularizar os níveis de colesterol do organismo.

Principais fontes de gorduras boas: Abacate, Peixes como Salmão, Cavala, Truta, Sardinha e Atum, Amêndoas, Nozes, Azeite de Oliva, Sementes de Girassol, Sementes de Linhaça e Azeitonas.

Procure ficar mais atento aos alimentos que você consome, e substituir na sua dieta aqueles que contenham gorduras saturadas e trans pelos que possuem gorduras insaturadas. E lembre-se de aliar a alimentação saudável aos os exercícios físicos para desfrutar de uma saúde plena.

 

 

Autor: Nad'arte

Comentário
0

Título