Blog
  • Página Inicial
21
04
2016

Aposte nas fibras

Por: Nad'arte 0

Com certeza você já ouviu falar das fibras, mas você sabe a real importância de consumi-las e onde encontrá-las?

As fibras são classificadas em dois grupos: solúveis e insolúveis em água, suas moléculas não são digeridas e nem tão pouco absorvidas pelo corpo, entretanto elas são extremamente essenciais para o bom funcionamento do organismo. As fibras agem como “vassourinhas“ absorvendo excessos de açúcar e gordura varrendo para fora do corpo o que ele não necessita.

A presença de fibras nos alimentos ajudam a manter o corpo em equilíbrio, proporcionando melhor funcionamento do sistema gastrointestinal, agem favorecendo o transito intestinal prevenindo a constipação (prisão de ventre) e doenças relacionadas ao intestino.

Auxiliam também o controle de peso, retardando o esvaziamento gástrico, provocando maior sensação de saciedade, além de ser um fator protetor, prevenindo doenças cardiovasculares ajudando a manter bons os níveis de colesterol, triglicérides e glicose.

E o melhor é que podemos obtê-las facilmente em diversos alimentos como:

  • Frutas
  • Legumes
  • Verduras
  • Leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, soja)
  • Oleaginosas (castanhas e nozes)
  • Cereais integrais (granola, pães, arroz, farelo de trigo).

Entretanto, ingeri-las em excesso pode ser prejudicial à saúde, pois podem atrapalhar a absorção de nutrientes fundamentais como vitaminas A, D e E.  É importante também ingerir de 1 a 3 litros de água por dia para favorecer todos os seus benefícios. Portanto, nada de esquecer a garrafinha de água em casa.

Segundo especialistas em nutrição a quantidade recomendada é de 25 a 30 g/dia para um adulto saudável.

 

Autor: Nad'arte

Comentário
0

Título