Blog
  • Página Inicial
04
04
2016

Principais erros na hora do treino

Por: Nad'arte 0

Na pressa de conseguir resultados ou na falta de um acompanhamento adequado, muita gente que entra na academia acaba ganhando mais lesões do que músculos. Alguns desses erros mais comuns, e que muitas vezes passam despercebidos na hora do treino, geralmente são provenientes da falta de conhecimento ou falta de orientação adequada e podem comprometer a sua saúde e bem-estar.  Saiba como evitá-los e aproveite apenas os benefícios do seu treino.

  • Ignorar o aquecimento e alongamento

Parte fundamental antes de iniciar o treinamento localizado é o aquecimento. Os exercícios aeróbicos promovem o aumento da temperatura corporal e muscular e preparam o sistema cardiorrespiratório para as atividades seguintes. Além disso, também previne possíveis lesões.  Por isso, nada de pular o aquecimento! Uma caminhada leve ou corridinha de 10 minutos antes do treino já são suficientes.

  • Falta de periodização

A periodização é a organização do treino de acordo com as necessidades e os objetivos de cada pessoa. Sem essa organização os resultados acabam ficando aquém do que poderiam ser.

Na periodização, o orientador consegue regular o controle adequado das cargas e a intensidade dos exercícios, definindo também a sequencia correta para o seu desenvolvimento. Procure informar-se com seu professor e mantenha sempre atualizada a sua periodização.

  • Treinar o mesmo grupamento muscular dias seguidos

Todo mundo que começa a praticar uma atividade física possui um objetivo (ou vários) em mente, sejam eles adquirir um estilo de vida mais saudável, emagrecer, ou definir alguma parte do corpo. Entretanto, não se pode ficar concentrado em apenas uma área e deixar de lado as outras. Afinal, você acaba prejudicando seu corpo por desgastar demais a musculatura local, aumentando assim o risco de lesões. Sem contar que o corpo também acaba ficando visualmente desproporcional.

Lembre-se que treinar por conta própria ou trocar a série sem orientação do professor pode trazer sérios riscos á sua própria saúde. Procure um de nossos profissionais de educação física sempre que necessário para te auxiliar. Bom treino!

 

Autor: Nad'arte

Comentário
0

Título