Blog
  • Página Inicial
11
01
2016

Retenção de líquido: o que é e como evitar

Por: krecke 0

A retenção hídrica é um acúmulo de líquido que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Ela pode ocorrer em períodos de alterações hormonais – como TPM, menstruação e gravidez, ou com o uso de anticoncepcionais. O sedentarismo, uso de roupas apertadas que dificultam a circulação, uso de medicamentos como corticoides e estresse, por exemplo, também podem piorar esta retenção. Uma alimentação rica em sódio, com baixa ingestão de água e pobre em proteínas também propicia a retenção hídrica.

Confira algumas dicas de como evitar a retenção de líquidos:

Invista nos chás (carqueja, cabelo de milho, cavalinha) pois além de serem fonte de hidratação, ajudam a melhorar a taxa de filtração do sangue, eliminando as indesejadas toxinas.

Consumir frutas diuréticas como maracujá, abacaxi, limão, melão e melancia, alimentos fontes de magnésio (oleaginosas, cereais integrais), potássio (banana, abacate, semente de abóbora), vitamina B6 (batata inglesa, cereais integrais, banana, abacate, sementes, ovos, leites e derivados), cálcio (sardinha, vegetais verdes escuros, tofu, feijões) podem também ajudar no controle da retenção de líquido e o inchaço.

É importante beber muita água – o objetivo é estimular a função renal e a eliminação de toxinas. A retenção de líquidos pode estar associada a problemas renais, cardiovasculares ou hepáticas. Portanto, o ideal é procurar um médico para determinar sua causa e poder tratá-la de forma mais direta e eficaz. Um cardápio anti-inchaço deve ser individualizado e adequado de acordo com as causas da retenção.

A prática de atividade física regular também é fundamental para uma boa circulação do sangue, auxiliando no combate ao inchaço. Procure sempre profissionais da área para orientação personalizada e, para maiores informações sobre alimentação adequada, consulte uma de nossas nutricionistas.

Autor: krecke

Comentário
0

Título