Blog
  • Página Inicial
11
01
2016

O que é a hipertrofia muscular?

Por: Nad'arte 0

Hipertrofia muscular é um aumento do diâmetro do músculo.

Isso ocorre devido a estímulos, gerando mais força para suportar cargas maiores, além de ajudar no ganho de força e da tão sonhada estética.

É precisamente a hipertrofia muscular que surge, na maioria dos casos, como objetivo principal do treino de força e musculação, porque sem o aumento direto do tamanho do músculo não pode haver aumento da força, nem aumento do volume da musculatura.

Para algumas pessoas esse ganho é mais fácil do que para outras, isso varia de acordo com o metabolismo, o treino utilizado, entre outros fatores.

Alguns fatores como genética e o tipo de treinamento que se pratica são responsáveis pelo aumento ou não da massa muscular.

Qualquer exercício de resistência pode trazer efeitos na hipertrofia, a musculação é sem dúvida a melhor forma de fazer isso, pois é fácil ter controle de carga e existe uma segurança a mais trabalhando com as máquinas.

Porém, exercícios usando o peso do próprio corpo como pilates, treino funcional e treinamento suspenso também podem trazer efeitos hipertróficos.

Para manter a hipertrofia é preciso fazer sempre a atividade física. À medida que o indivíduo vai diminuindo o ritmo do treino, o aumento da massa muscular vai se mantendo. Mas quando ele para de realizar os exercícios, aos poucos, os músculos voltam ao seu tamanho original.

Combinar o treino correto de acordo com sua série, boa alimentação e descanso certamente trarão resultados para quem deseja alcançar a hipertrofia.

Autor: Nad'arte