Blog
  • Página Inicial
11
01
2016

Alimentos integrais: faz bem pra saúde e ajuda na dieta!

Por: krecke 0

Alimento integral é aquele que não teve sua estrutura modificada no processo de industrialização e manteve as vitaminas, minerais e fibras. Devido a suas propriedades, eles podem ser grandes aliados na busca por uma vida mais saudável e na perda de peso.

Os alimentos integrais são ricos em fibras, inclusive as insolúveis, aquelas que o corpo não consegue digerir.

Elas têm um papel muito importante, pois são capazes de se ligar à gordura ingerida na refeição e eliminá-la por meio das fezes. Ela também é capaz de aspirar e excretar a bile, que é produzida com o colesterol do próprio corpo. Uma vez eliminada, o corpo busca no sangue colesterol acumulado para produzir mais bile e compensar a quantidade perdida. Assim, o próprio organismo retira o colesterol do sangue, reduzindo os níveis de concentração.

Além disso, os alimentos integrais, por conterem “casca”, permanecem por um tempo maior no estômago, já que o organismo não consegue digeri-los rapidamente. Logo, a absorção da glicose e gordura acontece de forma mais lenta, dando tempo para o corpo conseguir retirá-las do sangue. Por permanecerem mais tempo no estômago, a sensação de saciedade causada pelos alimentos integrais dura por mais tempo e o corpo gasta mais energia para digeri-los. Tudo isso contribui para uma boa digestão e, se combinado com uma rotina saudável, ajuda no emagrecimento.

Hoje em dia, os alimentos integrais são deliciosos e fáceis de se encontrar, mas como nada em excesso é bom, é preciso cautela na hora montar seu cardápio. Os integrais possuem carboidratos, que em excesso viram gordura no nosso corpo, por isso devem ser consumidos na medida certa, sem exageros.
Se você está buscando uma mudança nos hábitos alimentares e pretende adicionar mais saúde a sua mesa, tente trocar o arroz normal pelo integral, ou substituir o pão francês pelo pão centeio. Essas pequenas mudanças já farão diferença para a sua saúde. Para saber como incluir alimentos integrais corretamente na sua dieta, consulte uma de nossas nutricionistas.

Autor: krecke

Comentário
0

Título