Blog
  • Página Inicial
11
01
2016

Trabalhe a respiração: exercícios respiratórios para melhorar o seu dia

Por: Nad'arte 0

Uma respiração adequada pode trazer inúmeros benefícios para o corpo. Apenas trabalhando a respiração é possível ter uma melhora significativa na realização de atividades físicas e na execução das atividades do dia a dia.

Na medicina convencional, pesquisas vêm mostrando que tomar consciência da forma como você inspira e expira pode ser um tratamento para diversos problemas, como por exemplo o estresse. Foi comprovado que a maneira como respiramos pode ajudar a nos acalmar, reduzindo a ansiedade e o nervosismo.

A seguir, confira três exercícios que podem te ajudar a respirar melhor.

Inspirar pelo nariz e soltar o ar com força pela boca: Durante uma atividade física, maior quantidade de oxigênio pode ser obtida se você usar os músculos respiratórios para forçar a expiração. Fazendo isso, você vai inspirar melhor porque a estrutura pulmonar já se adaptou ao esforço. Benefícios: Oxigena melhor os tecidos do corpo e aumenta a capacidade do coração. Apesar de exigir mais na hora da atividade, durante o repouso o coração estabiliza.

Respirar no padrão 1 para 2, ou seja, para cada tempo de entrada do ar, dois de saída: Esse exercício respiratório consiste em inspirar o ar rapidamente, e depois expirar lentamente, levando o dobro de tempo soltando o ar. É a expiração profunda, que significa soltar em tempos diferentes o ar inspirado. Benefícios: Diminui a ansiedade, tranquiliza e tira a pessoa daquele padrão de inspirar, segurar e soltar.

Praticar a respiração diafragmática ou abdominal: Ao inspirar, use o diafragma, músculo localizado entre o tórax e o abdômen, e sinta a barriga encher-se de ar. Ao soltar, contraia o abdômen. Esse movimento ajuda a eliminar o ar aos poucos. Benefícios: Auxilia na digestão, influencia na circulação do sangue por todo o corpo e também melhora a postura.

Para saber mais sobre como a respiração pode auxiliar na prática de exercícios físicos, consulte um de nossos profissionais de educação física.

Autor: Nad'arte