Blog
  • Página Inicial
22
01
2016

As castanhas para uma alimentação mais saudável

Por: Nad'arte 0

Apesar de pequenas no tamanho, as castanhas, nozes e amêndoas são grandes fontes de minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis. Esses alimentos, também conhecidos como oleaginosas, são excelentes opções para refeições rápidas, pois não exigem nenhum preparo prévio.
As castanhas são ricas em gorduras boas para o organismo, além de ácidos graxos, que são principalmente ômega 3 e em ômega 6, que são essenciais para o nosso organismo. Porém é necessário equilíbrio, pois as oleaginosas não devem ser consumidas em grande quantidade. A castanha do Pará ou do Brasil exige um consumo de duas unidades ao dia, pois ela é muito rica em selênio e, em pouca quantidade, já é possível completar a recomendação diária. As oleaginosas são considerados alimentos calóricos, por isso não é recomendado o consumo de mais do que um punhado delas por dia. A seguir, conheça algumas castanhas e seus benefícios:

Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é uma oleaginosa tipicamente nacional e é uma das principais fontes de selênio, sendo que em uma unidade a necessidade diária do mineral já é suprida. O selênio tem grande poder antioxidante e por isso traz benefícios à saúde de hipertensos, idosos, portadores de colesterol alto e Alzheimer. Além disso, ela é rica em cálcio e magnésio, combinação perfeita para uma saúde óssea em dia. Ainda possui zinco, vitamina A, complexo B (B1, B2, B5) e fibras.

Nozes

As nozes são ricas em gordura monoinsaturada, que é extremamente benéfica principalmente para a saúde cardiovascular, rica em glutationa e vitamina E que são antioxidantes poderosos e que atuam no combate ao excesso de radicais livres responsáveis por uma série de doenças, como o câncer. E para completar, as nozes ainda possuem cálcio, zinco e fibras que ajudam a manter a saciedade e deixam a fome bem longe.

Castanha-de-caju

A castanha-de-caju tem ótimas quantidades de complexo B e de um aminoácido chamado arginina que auxilia na circulação sanguínea. Mas fique de olho, o recomendado é consumi-la somente assada e sem sal. Caso for comprar as industrializadas, leia o rótulo com atenção, pois normalmente elas passam pelo processo de fritura, o que não é recomendado. Por ser rica em um aminoácido chamado triptofano, ajuda na formação de serotonina, neurotransmissor relaxante e calmante. Também é fonte de zinco, cálcio e magnésio.

Amêndoas

As amêndoas estão entre as mais requisitadas e são base de estudos com ótimos resultados quanto falamos de emagrecimento e manutenção de peso. Além disso, elas são ricas em cálcio, fósforo e arginina, que ajuda na circulação e na saúde cardiovascular. Elas possuem magnésio e vitamina E uma dupla antioxidante importante no combate ao excesso de radicais livres do organismo.

Para saber mais sobre os benefícios das oleaginosas e como incluí-las em sua dieta, consulte uma de nossas nutricionistas.

 

Autor: Nad'arte

Comentário
0

Título